Qual a melhor forma do veterinário evitar processos judiciais ou se preparar para os tribunais?
“Os desgastes advindos das crises com clientes podem durar anos, gerando, dentre muitas consequências, o estresse, a exposição na região e/ou em mídias em geral, a desarmonia da equipe, a diminuição do número de pacientes, gastos financeiros e até a vontade de desistir da profissão.”
A melhor forma de evitar tudo isso é ser um bom profissional e manter um ótimo relacionamento com o cliente. Além disso, a PREVENÇÃO JURÍDICA em Direito Médico Veterinário pode trazer mais segurança à instituição e aos seus colaboradores, além de melhorar a qualidade da assistência prestada aos animais e clientes, minimizando assim as chances de crises e processos.
Melhor que ganhar um processo é ele não existir, isso é uma verdade!
A PREVENÇÃO JURÍDICA deve ser realizada antes de instaurada a crise, de forma a evitá-la. No entanto, se não foi possível impedir a judicialização ou o processo perante o CRMV, são minimizadas as chances de condenação quando já implementada a PREVENÇÃO JURÍDICA e a conscientização, atualização e reciclagem na instituição a respeito de Direito Médico Veterinário. O conhecimento e informação dos médicos-veterinários a respeito de normas legais e éticas corroboram efetivamente para evitar a existência ou a condenação em processos éticos ou judiciais.
O advogado pode atuar tanto na prevenção jurídica da atividade, bem como quando já presente a crise, seja para impedir que a mesma ganhe maior proporção, seja para ajudar em sua resolução extrajudicial, evitando o grande desgaste futuro com processos em geral.
Gostaria de ressaltar a importância da mudança do olhar do médico-veterinário e instituição sobre eventual manifestação da insatisfação dos clientes, pois muitas vezes é possível, nesse momento, gerenciar a crise de forma prévia, evitando o agravamento do problema.
Importante entender que esse assunto, embora diferente um pouco dos conhecidos temas técnicos da área, possibilita aos veterinários o conhecimento sobre normas éticas e legais e seus impactos diretos na atividade. Por fim, o ideal que se espera de uma instituição médica veterinária é a incansável busca pelo aumento da qualidade, através da escolha correta de seus colaboradores, proporcionando seu crescimento e evolução, com treinamento e atualizações, bem como com estabelecimento de padrões e protocolos mais sólidos.
A preocupação com segurança e qualidade evita condutas que desvirtuem do aplicado no local, que colocam em risco o paciente e aumentam as chances de problemas com o cliente. O exercício de uma medicina veterinária diligente, competente e acolhedora é o que nós clientes esperamos e o que nossos animais precisam e quanto mais rigor nesses critérios certamente menores são as chances de ocorrência das não desejadas crises”.
Fonte: Revista Vet&Share – nº 62 – Fevereiro de 2020
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